Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.
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Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.
Bem galera, resolvi reunir o pouco que aprendi nesses 3 anos de motos 2T, informações adquiridas nos foruns da internet, nos grupos de motos 2T no Facebook, e fazer um topico de limpeza e regulagem da bomba de oleo das RD 135 e DT 180. Vamos lá.
LIMPEZA E DESMONTAGEM
O primeiro a se fazer é retirar as mangueiras velhas, ( depois colocar mangueiras transparentes), corte a mangueira velha que sai do reservatorio, e coloque um recipiente limpo pra parar o oleo pra reutilizar depois. Retire tambem o reservatório pra limpeza, e logo depois retire bomba de oleo, soltando os dois parafusos que a fixam no motor:
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Proximo passo retirar aquela porca ali no eixo, depois a arruela grande, e as arruelas de ajuste. Tem um pino parafusado que guia a polia, tambem retirar ele, aí a polia se solta junto com a mola de retorno.
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Retirar os quatro parafusos que une as duas partes da bomba, e tentar soltar as partes, sem danificar a junta. Depois desmontar, prestando atenção na ordem das peças.
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Na foto eu circulei o lugar dos dois retentores, com o tempo eles estragam ocasionando vazamento na bomba.
Bomba de oleo com vazamento.
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O retentor maior pode ser substituído pelo retentor do haste de embreagem da RD 135 ou DT 180, e o retentor pequeno, tem pra comprar no Mercado Livre, mas pode ser substituido por um retentor de valvula das CGs, ( modelo com duas molas) mas com algumas adaptações:
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Usa-se a parte de cima do retentor, e tem que deixar ele da mesma altura do retentor original, depois retira a mola, e tente colocar ele no local do original, eu passei um pingo de cola instantânea do lado do retentor so pra fixar ele no lugar.
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A troca dos retentores podem resolver o problema, mas se os eixos estiverem muito gastos, o retentor não vai trabalhar da maneira correta, e vai continuar o vazamento, aí o melhor é comprar outra bomba:
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Na bomba tem dois lugares pra serem limpados, uma é ali na parte traseira, onde tem tipo uma tampa de plastico, pode acumular sujeira ali, e entupir os dutos. Só forçar por dentro com um parafuso grosso, ou algo que não fure a tampa.
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O outro local, é na saida de oleo da bomba para o carburador, ali tem uma valvula com uma esfera e uma mola
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Limpe tudo com gasolina, e depois monte observando a ordem das peças.
REGULAGEM
A primeira regulagem é no cabo:
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O interessante é deixar essa marca na polia, alinhada com o pino guia. Se o cabo estiver muito puxado, vai mandar mais oleo desde baixa, se tiver muito folgado, vai mandar menos quantidade. Alguns cabos de acelerador paralelos vem com curso diferente, aí so da o curso certo se por um tipo de arruela ali ante do cabo.
A outra regulagem, é atraves de arruelas:
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São arruelas bem fininhas, que vc pode aumentar a vazão adicionando arruelas, ou reduzir a vazão, retirando arruelas, ou colocando mais finas. No manual de serviço da RDZ, ensina a maneira de se regular, e a medida certa dessa regulagem: " />
Essa forma de se chegar no curso da bomba eu não usei ainda, eu sempre faço ja com a bomba fora do lugar, coloco ela na mão, e com o dedo eu vou empurrando a engrenagem interna da bomba, ate ela chegar no curso maximo, aí com um calibre de laminas ( vendido em loja de ferramentas) vc mede a folga.
Mas essa regulagem do manual era para o oleo mineral usado na decada de 80. Um membro bem experiente em 2T, me passou uma regulagem mais atual, para oleo sinteticos, e semissinteticos:
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Segundo ele, 0,10 pra oleo sintetico, e no maximo 0,15 pra oleo semissintetico, podendo se usar até 0,12. Na minha RD 135, tem 1 ano que eu uso regulagem 0,15, pra Lubrax semissintetico, moto com escape media baixa, pra usar no dia a dia. Na minha DT 180 que acabei de montar o motor com tudo novo, tambem coloquei 0,15, antes tava com 0,25, melava a placa toda de oleo...
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Depois de Tudo montado, regulado, hora de colocar mangueiras transparentes, e fixa-las com abracadeiras de plastico, pra evitar de entrar ar, e impedir a passagem do oleo.
Uma bomba bem regulada, sem vazamentos, com tudo bem fixado, raramente da problemas, mas eles podem acontecer, rsrs.
Eventualmente pode entrar ar por uma mangueira mau fixada, e daí impedir a passagem de oleo:
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O que se pode fazer, é a sangria do sistema, retirando aquele parafuso philips que ja mostrei em outra foto. Coloque um recipiente debaixo do motor pra parar o oleo, e coloque um papelão embaixo da bomba, pra canalizar o oleo, evitando que ele escorra pelo motor e suje, impedindo assim de ser reutilizado. Retire o parafuso da sangria, e espere o oleo sair, ate ver que não tem mais ar, e coloque novamente o parafuso da sangria, e verifique sem tem alguma mangueira mau fixada. Pode ter ficado ar tambem na mangueira que liga no bura, aí vc retirar ela do carburador, e deixe ela inclinada pra cima, que a tendencia é o ar subir. Como ficou com pouca quantidade de oleo na mangueira menor, ligue o motor, deixe na lenta, e puxe o cabo da bomba ali mesmo por cima da bomba, e espere o oleo subir. Aí problema resolvido.
Oleo não pode ser a mais, nem a menos, mas na quantidade certa. Em maior quantidade carboniza rapido o conjuto, prejudica o desempenho, queima vela. E em quantidade menor, da desgaste prematuro nas peças, e pode ate travar rolamentos e pistão. Uma bomba bem regulada, trabalha com eficiencia e economiza oleo.
Tá aí o topico galera, quem tiver algo a acrescentar, ou corrigir, comenta aí que a gente conserta depois. Espero ter ajudado.
LIMPEZA E DESMONTAGEM
O primeiro a se fazer é retirar as mangueiras velhas, ( depois colocar mangueiras transparentes), corte a mangueira velha que sai do reservatorio, e coloque um recipiente limpo pra parar o oleo pra reutilizar depois. Retire tambem o reservatório pra limpeza, e logo depois retire bomba de oleo, soltando os dois parafusos que a fixam no motor:
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Proximo passo retirar aquela porca ali no eixo, depois a arruela grande, e as arruelas de ajuste. Tem um pino parafusado que guia a polia, tambem retirar ele, aí a polia se solta junto com a mola de retorno.
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Retirar os quatro parafusos que une as duas partes da bomba, e tentar soltar as partes, sem danificar a junta. Depois desmontar, prestando atenção na ordem das peças.
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Na foto eu circulei o lugar dos dois retentores, com o tempo eles estragam ocasionando vazamento na bomba.
Bomba de oleo com vazamento.
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O retentor maior pode ser substituído pelo retentor do haste de embreagem da RD 135 ou DT 180, e o retentor pequeno, tem pra comprar no Mercado Livre, mas pode ser substituido por um retentor de valvula das CGs, ( modelo com duas molas) mas com algumas adaptações:
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Usa-se a parte de cima do retentor, e tem que deixar ele da mesma altura do retentor original, depois retira a mola, e tente colocar ele no local do original, eu passei um pingo de cola instantânea do lado do retentor so pra fixar ele no lugar.
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A troca dos retentores podem resolver o problema, mas se os eixos estiverem muito gastos, o retentor não vai trabalhar da maneira correta, e vai continuar o vazamento, aí o melhor é comprar outra bomba:
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Na bomba tem dois lugares pra serem limpados, uma é ali na parte traseira, onde tem tipo uma tampa de plastico, pode acumular sujeira ali, e entupir os dutos. Só forçar por dentro com um parafuso grosso, ou algo que não fure a tampa.
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O outro local, é na saida de oleo da bomba para o carburador, ali tem uma valvula com uma esfera e uma mola
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Limpe tudo com gasolina, e depois monte observando a ordem das peças.
REGULAGEM
A primeira regulagem é no cabo:
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O interessante é deixar essa marca na polia, alinhada com o pino guia. Se o cabo estiver muito puxado, vai mandar mais oleo desde baixa, se tiver muito folgado, vai mandar menos quantidade. Alguns cabos de acelerador paralelos vem com curso diferente, aí so da o curso certo se por um tipo de arruela ali ante do cabo.
A outra regulagem, é atraves de arruelas:
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São arruelas bem fininhas, que vc pode aumentar a vazão adicionando arruelas, ou reduzir a vazão, retirando arruelas, ou colocando mais finas. No manual de serviço da RDZ, ensina a maneira de se regular, e a medida certa dessa regulagem: " />
Essa forma de se chegar no curso da bomba eu não usei ainda, eu sempre faço ja com a bomba fora do lugar, coloco ela na mão, e com o dedo eu vou empurrando a engrenagem interna da bomba, ate ela chegar no curso maximo, aí com um calibre de laminas ( vendido em loja de ferramentas) vc mede a folga.
Mas essa regulagem do manual era para o oleo mineral usado na decada de 80. Um membro bem experiente em 2T, me passou uma regulagem mais atual, para oleo sinteticos, e semissinteticos:
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Segundo ele, 0,10 pra oleo sintetico, e no maximo 0,15 pra oleo semissintetico, podendo se usar até 0,12. Na minha RD 135, tem 1 ano que eu uso regulagem 0,15, pra Lubrax semissintetico, moto com escape media baixa, pra usar no dia a dia. Na minha DT 180 que acabei de montar o motor com tudo novo, tambem coloquei 0,15, antes tava com 0,25, melava a placa toda de oleo...
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Depois de Tudo montado, regulado, hora de colocar mangueiras transparentes, e fixa-las com abracadeiras de plastico, pra evitar de entrar ar, e impedir a passagem do oleo.
Uma bomba bem regulada, sem vazamentos, com tudo bem fixado, raramente da problemas, mas eles podem acontecer, rsrs.
Eventualmente pode entrar ar por uma mangueira mau fixada, e daí impedir a passagem de oleo:
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O que se pode fazer, é a sangria do sistema, retirando aquele parafuso philips que ja mostrei em outra foto. Coloque um recipiente debaixo do motor pra parar o oleo, e coloque um papelão embaixo da bomba, pra canalizar o oleo, evitando que ele escorra pelo motor e suje, impedindo assim de ser reutilizado. Retire o parafuso da sangria, e espere o oleo sair, ate ver que não tem mais ar, e coloque novamente o parafuso da sangria, e verifique sem tem alguma mangueira mau fixada. Pode ter ficado ar tambem na mangueira que liga no bura, aí vc retirar ela do carburador, e deixe ela inclinada pra cima, que a tendencia é o ar subir. Como ficou com pouca quantidade de oleo na mangueira menor, ligue o motor, deixe na lenta, e puxe o cabo da bomba ali mesmo por cima da bomba, e espere o oleo subir. Aí problema resolvido.
Oleo não pode ser a mais, nem a menos, mas na quantidade certa. Em maior quantidade carboniza rapido o conjuto, prejudica o desempenho, queima vela. E em quantidade menor, da desgaste prematuro nas peças, e pode ate travar rolamentos e pistão. Uma bomba bem regulada, trabalha com eficiencia e economiza oleo.
Tá aí o topico galera, quem tiver algo a acrescentar, ou corrigir, comenta aí que a gente conserta depois. Espero ter ajudado.
DaniloSS7- Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/09/2013
Idade : 35
Localização : Vitória da Conquista -BA
Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.
Excelente, Danilo !
Certeza que vai ajudar os companheiros.
Certeza que vai ajudar os companheiros.
Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.
Perfeito Danilo. Parabéns.
sosord135- Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/11/2013
Localização : Aracaju-Se
Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.
beleza Danilo estou querendo usar o motul 710 qual a melhor regulagem da bomba
anderson calvo- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2015
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