Melhorando a vazão do carburador.
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Melhorando a vazão do carburador.
O carburador das RD tem uma ''tubulação'' meio estreita, e isso faz que em alguns casos extremos seque a cuba dando falta. Geralmente é quando se está com o acelerador todo aberto e se fica por um longo tempo assim, como por exemplo viajando na estrada. E justo nessa hora é que não pode dar falta, se não já era um pistão.
Pra evitar que a cuba seque é preciso que entre o tanque e ela entre mais combustível do que o motor tá aspirando pelos gicles naquele momento. Dependendo do preparo do motor isso é muito. O que a maioria faz é trocar de carburador, mas tem como dar um up no carburador original tambem.
Primeiro uns testes que fiz com o carburador da minha TDR180
O primeiro teste que fiz foi pra saber a vazão da torneira do tanque. Usei o cronometro do celular e cronometrei 1 minuto de torneira aberta, pegando gasolina em um litrão direto na mangueira que sai dela.
O resultado que deu foram 370 ml/minuto.
O segundo teste que fiz foi retirar a cuba, e ver quanto que passa de combustível até chegar na cuba, no mesmo jeito que fiz com a torneira (ml/minuto).
A vazão original do meu carburador deu uns 245 ml/mim.
PRIMEIRA CONCLUSÃO: a minha torneira tá com uma vazão boa comparando com a vazão do carburador. Por enquanto nela eu não preciso mexer. O próximo passo é trabalhar os caminhos do combustível no carburador, pra ver se consigo deixar ele com a vazão igual ou próxima a da torneira. Ou melhorar o máximo que der.
Comecei a testar as partes isoladas. Tirei bóia, agulha e sede. Ficou a entrada totalmente livre, com o combustível passando só pelos 2 dutos do carburador.
Só com os dutos a vazão aumentou, mas é nítido que perde vazão ainda. De 370ml que sai na torneira, nos dutos cai pra uns 320ml/min na saida.
O duto principal, 1º duto tem uns 4mm de diametro. Em compensação o 2º duto, que é o canalzinho que liga o 1º duto ao lugar que fica a sede de agulha da bóia, esse é bem mais estreito. Não medi mas acho que são uns 2,5mm. A bolinha dourada é justamente o diametro do canal, ela é uma tampa.
E foi esse 2º duto que resolvi aumentar.
Pra isso primeiro prendi o carburador de um jeito que ficasse firme, e que não amassasse ou marcasse suas partes. Uso sempre umas tabuinhas pra isso.
O esquema das chapinhas dificultou um pouco, mas consegui.
O fio vermelho ali é uma segurança. Vai que me escapa o carburador enquanto vou prender ou tirar dali... Se escapar ele fica pendurado.
Depois de firme no lugar usei um punção e bater bem no centro da bolinha, pra fazer um ponto onde que a broca fique centralizada pra começar a furar.
Detalhe pro meu punção: Válvula de CG! kkkkk pra alguma coisa elas tem utilidade!
Comecei o furo com uma broca fina, de 1,5mm só pra perfurar a bolinha.
Depois fui passando uma broca maior, a próxima foi de 3mm.
Até que...
A broca quebrou ficando lá dentro. Pensei que tivesse perdido o carburador. Por sorte consegui tirar.
Uma dica pra nunca acontecer isso com voces: não tenham pressa em aumentar um duto assim, usem óleo enquanto furam. E como o carburador é de material mole e quebra fácil, não precisa nem usar a furadeira ligada: coloquem a broca no mandril, e vão girando ele com a mão pra ter melhor controle.
E o PRINCIPAL: não queiram furar de uma vez só, porque não vai!!! A broca entope. Tem dar umas 1 ou 2 giradas pra um lado, girar pro outro lado de volta, girar pra frente de novo, retornar de novo... aí tira antes de ficar pesado, puxe pra fora a broca e limpa tudo com desengripante, daí e repete o processo até terminar. Cada vez vai um pouquinho adiante o furo. Demora mas ao menos evita de acontecer essas cagadas aí.
Só de raiva passei uma broca de 3,5mm
Depois pra tampar o furo consegui um parafuso de rosca fina que fez rosca que foi uma maravilha. Por enquanto não vazou. (Esqueci da foto com o parafuso.)
E o resultado da nova vazão desse duto...
A mesma da torneira. Valeu todo o trabalho que deu.
Próximo passo é redimensionar a sede da agulha.
A sede da agulha tambem estrangula bem a passagem de combustível. Coloquei ela de volta e a vazão caiu pra 270ml/minuto.
Quando se enrosca a sede no lugar dela sobra um espaço na parte de baixo, por onde sai o combustível no 2º duto. Como esse duto agora tá maior a sede no lugar obstrui parte da saida dele.
A solução nesse caso foi tirar material na pontinha da sede. Não sei se isso tinha alguma função, mas o bico é muito grosso. Passei no esmeril e depois ainda retirei dos lado um pouco. Deu trabalho refazer o começo da rosca somente.
E outra coisa que não poderia faltar é tambem abrir mais o buraco na sede. Ele tinha o mesmo diametro do 2º duto, e por isso mesmo passei agora a mesma broca de 3,5mm nele. Fotos da peça antes e depois pra terem uma ideia do que foi feito:
O problema maior aqui seria poder continuar com a vedação da ponta da agulha dentro da sede, agora com esse buracão nela. Mas tirando todas as rebarbas da peça ao menos no teste que fiz por enquanto não tinha vazado nada. Vamos ver de dia, já que deixei até a torneira do tanque aberta. Se não der vazamento no parafuso que usei pra tampar o duto, e não vazar na agulha da bóia significa que tive sucesso no projeto.
Apesar das várias tentativas e de até inutilizar uma outra sede que tentei modificar primeiro, não descobri porque não ficou nunca com a vazão nova do duto, sendo que refurei a sede com a mesma broca e aparentemente ficou muito espaço pra gasolina passar por baixo. Mesmo assim a melhora ainda é positiva comparando aos 250ml originais.
Agora falta... a agulha.
Uma dica conhecida é a de passar uma lima entre as canaletas da agulha pra afundar as laterais aumentando o espaço. Pois hoje eu vi que isso é uma das coisas que menos adianta! Com a agulha original ainda, a diferença de vazão sem ela foi bem pouca.
De qualquer jeito a melhora entre a vazão foi um salto de 240 pra 310ml/minuto.
Não deu tempo de testar mais coisa, mas assim que der certo eu reviso essas partes e vou procurar por conseguir vazão total nocarbura.
Pra evitar que a cuba seque é preciso que entre o tanque e ela entre mais combustível do que o motor tá aspirando pelos gicles naquele momento. Dependendo do preparo do motor isso é muito. O que a maioria faz é trocar de carburador, mas tem como dar um up no carburador original tambem.
Primeiro uns testes que fiz com o carburador da minha TDR180
O primeiro teste que fiz foi pra saber a vazão da torneira do tanque. Usei o cronometro do celular e cronometrei 1 minuto de torneira aberta, pegando gasolina em um litrão direto na mangueira que sai dela.
O resultado que deu foram 370 ml/minuto.
O segundo teste que fiz foi retirar a cuba, e ver quanto que passa de combustível até chegar na cuba, no mesmo jeito que fiz com a torneira (ml/minuto).
A vazão original do meu carburador deu uns 245 ml/mim.
PRIMEIRA CONCLUSÃO: a minha torneira tá com uma vazão boa comparando com a vazão do carburador. Por enquanto nela eu não preciso mexer. O próximo passo é trabalhar os caminhos do combustível no carburador, pra ver se consigo deixar ele com a vazão igual ou próxima a da torneira. Ou melhorar o máximo que der.
Comecei a testar as partes isoladas. Tirei bóia, agulha e sede. Ficou a entrada totalmente livre, com o combustível passando só pelos 2 dutos do carburador.
Só com os dutos a vazão aumentou, mas é nítido que perde vazão ainda. De 370ml que sai na torneira, nos dutos cai pra uns 320ml/min na saida.
O duto principal, 1º duto tem uns 4mm de diametro. Em compensação o 2º duto, que é o canalzinho que liga o 1º duto ao lugar que fica a sede de agulha da bóia, esse é bem mais estreito. Não medi mas acho que são uns 2,5mm. A bolinha dourada é justamente o diametro do canal, ela é uma tampa.
E foi esse 2º duto que resolvi aumentar.
Pra isso primeiro prendi o carburador de um jeito que ficasse firme, e que não amassasse ou marcasse suas partes. Uso sempre umas tabuinhas pra isso.
O esquema das chapinhas dificultou um pouco, mas consegui.
O fio vermelho ali é uma segurança. Vai que me escapa o carburador enquanto vou prender ou tirar dali... Se escapar ele fica pendurado.
Depois de firme no lugar usei um punção e bater bem no centro da bolinha, pra fazer um ponto onde que a broca fique centralizada pra começar a furar.
Detalhe pro meu punção: Válvula de CG! kkkkk pra alguma coisa elas tem utilidade!
Comecei o furo com uma broca fina, de 1,5mm só pra perfurar a bolinha.
Depois fui passando uma broca maior, a próxima foi de 3mm.
Até que...
A broca quebrou ficando lá dentro. Pensei que tivesse perdido o carburador. Por sorte consegui tirar.
Uma dica pra nunca acontecer isso com voces: não tenham pressa em aumentar um duto assim, usem óleo enquanto furam. E como o carburador é de material mole e quebra fácil, não precisa nem usar a furadeira ligada: coloquem a broca no mandril, e vão girando ele com a mão pra ter melhor controle.
E o PRINCIPAL: não queiram furar de uma vez só, porque não vai!!! A broca entope. Tem dar umas 1 ou 2 giradas pra um lado, girar pro outro lado de volta, girar pra frente de novo, retornar de novo... aí tira antes de ficar pesado, puxe pra fora a broca e limpa tudo com desengripante, daí e repete o processo até terminar. Cada vez vai um pouquinho adiante o furo. Demora mas ao menos evita de acontecer essas cagadas aí.
Só de raiva passei uma broca de 3,5mm
Depois pra tampar o furo consegui um parafuso de rosca fina que fez rosca que foi uma maravilha. Por enquanto não vazou. (Esqueci da foto com o parafuso.)
E o resultado da nova vazão desse duto...
A mesma da torneira. Valeu todo o trabalho que deu.
Próximo passo é redimensionar a sede da agulha.
A sede da agulha tambem estrangula bem a passagem de combustível. Coloquei ela de volta e a vazão caiu pra 270ml/minuto.
Quando se enrosca a sede no lugar dela sobra um espaço na parte de baixo, por onde sai o combustível no 2º duto. Como esse duto agora tá maior a sede no lugar obstrui parte da saida dele.
A solução nesse caso foi tirar material na pontinha da sede. Não sei se isso tinha alguma função, mas o bico é muito grosso. Passei no esmeril e depois ainda retirei dos lado um pouco. Deu trabalho refazer o começo da rosca somente.
E outra coisa que não poderia faltar é tambem abrir mais o buraco na sede. Ele tinha o mesmo diametro do 2º duto, e por isso mesmo passei agora a mesma broca de 3,5mm nele. Fotos da peça antes e depois pra terem uma ideia do que foi feito:
O problema maior aqui seria poder continuar com a vedação da ponta da agulha dentro da sede, agora com esse buracão nela. Mas tirando todas as rebarbas da peça ao menos no teste que fiz por enquanto não tinha vazado nada. Vamos ver de dia, já que deixei até a torneira do tanque aberta. Se não der vazamento no parafuso que usei pra tampar o duto, e não vazar na agulha da bóia significa que tive sucesso no projeto.
Apesar das várias tentativas e de até inutilizar uma outra sede que tentei modificar primeiro, não descobri porque não ficou nunca com a vazão nova do duto, sendo que refurei a sede com a mesma broca e aparentemente ficou muito espaço pra gasolina passar por baixo. Mesmo assim a melhora ainda é positiva comparando aos 250ml originais.
Agora falta... a agulha.
Uma dica conhecida é a de passar uma lima entre as canaletas da agulha pra afundar as laterais aumentando o espaço. Pois hoje eu vi que isso é uma das coisas que menos adianta! Com a agulha original ainda, a diferença de vazão sem ela foi bem pouca.
De qualquer jeito a melhora entre a vazão foi um salto de 240 pra 310ml/minuto.
Não deu tempo de testar mais coisa, mas assim que der certo eu reviso essas partes e vou procurar por conseguir vazão total nocarbura.
Magrão tk- Admin
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 44
Localização : Taquari - RS
Re: Melhorando a vazão do carburador.
SHOW DE BOLA MAGRÃO parabens pelas dicas
RobsonRD135- Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/09/2013
Idade : 34
Re: Melhorando a vazão do carburador.
Xiq hein ! mais um muito bem feito.
Com certeza vai ajudar quem tem problema com isso !
Gostei do punção !
Com certeza vai ajudar quem tem problema com isso !
Gostei do punção !
Re: Melhorando a vazão do carburador.
bem que poderia ter um cientista desses ai que soubesse como fazer a ignição magnetron carregar a bateria né... ninguem ai sabe como??
jales- Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/05/2014
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