RD135 e 2t geral
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhorando a vazão do carburador.

4 participantes

Ir para baixo

Melhorando a vazão do carburador. Empty Melhorando a vazão do carburador.

Mensagem por Magrão tk 27/4/2014, 22:05

O carburador das RD tem uma ''tubulação'' meio estreita, e isso faz que em alguns casos extremos seque a cuba dando falta. Geralmente é quando se está com o acelerador todo aberto e se fica por um longo tempo assim, como por exemplo viajando na estrada. E justo nessa hora é que não pode dar falta, se não já era um pistão.

Pra evitar que a cuba seque é preciso que entre o tanque e ela entre mais combustível do que o motor tá aspirando pelos gicles naquele momento. Dependendo do preparo do motor isso é muito. O que a maioria faz é trocar de carburador, mas tem como dar um up no carburador original tambem.
Primeiro uns testes que fiz com o carburador da minha TDR180

O primeiro teste que fiz foi pra saber a vazão da torneira do tanque. Usei o cronometro do celular e cronometrei 1 minuto de torneira aberta, pegando gasolina em um litrão direto na mangueira que sai dela.

O resultado que deu foram 370 ml/minuto.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6061_vazo_torneira




O segundo teste que fiz foi retirar a cuba, e ver quanto que passa de combustível até chegar na cuba, no mesmo jeito que fiz com a torneira (ml/minuto).
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6057


A vazão original do meu carburador deu uns 245 ml/mim.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6059_vazo_original


PRIMEIRA CONCLUSÃO: a minha torneira tá com uma vazão boa comparando com a vazão do carburador. Por enquanto nela eu não preciso mexer. O próximo passo é trabalhar os caminhos do combustível no carburador, pra ver se consigo deixar ele com a vazão igual ou próxima a da torneira. Ou melhorar o máximo que der.

Comecei a testar as partes isoladas. Tirei bóia, agulha e sede. Ficou a entrada totalmente livre, com o combustível passando só pelos 2 dutos do carburador.
Só com os dutos a vazão aumentou, mas é nítido que perde vazão ainda. De 370ml que sai na torneira, nos dutos cai pra uns 320ml/min na saida.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6068_duto_original_sem_m




O duto principal, 1º duto tem uns 4mm de diametro. Em compensação o 2º duto, que é o canalzinho que liga o 1º duto ao lugar que fica a sede de agulha da bóia, esse é bem mais estreito. Não medi mas acho que são uns 2,5mm. A bolinha dourada é justamente o diametro do canal, ela é uma tampa.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6071h



E foi esse 2º duto que resolvi aumentar.
Pra isso primeiro prendi o carburador de um jeito que ficasse firme, e que não amassasse ou marcasse suas partes. Uso sempre umas tabuinhas pra isso.
O esquema das chapinhas dificultou um pouco, mas consegui.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6070

O fio vermelho ali é uma segurança. Vai que me escapa o carburador enquanto vou prender ou tirar dali... Se escapar ele fica pendurado.



Depois de firme no lugar usei um punção e bater bem no centro da bolinha, pra fazer um ponto onde que a broca fique centralizada pra começar a furar.
Detalhe pro meu punção: Válvula de CG! kkkkk pra alguma coisa elas tem utilidade!
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6072

Melhorando a vazão do carburador. Imagem6074




Comecei o furo com uma broca fina, de 1,5mm só pra perfurar a bolinha.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6075


Depois fui passando uma broca maior, a próxima foi de 3mm.

Até que...  No 
A broca quebrou ficando lá dentro. Pensei que tivesse perdido o carburador. Por sorte consegui tirar.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6076

Melhorando a vazão do carburador. Imagem6077


Uma dica pra nunca acontecer isso com voces: não tenham pressa em aumentar um duto assim, usem óleo enquanto furam. E como o carburador é de material mole e quebra fácil, não precisa nem usar a furadeira ligada: coloquem a broca no mandril, e vão girando ele com a mão pra ter melhor controle.

E o PRINCIPAL: não queiram furar de uma vez só, porque não vai!!! A broca entope. Tem dar umas 1 ou 2 giradas pra um lado, girar pro outro lado de volta, girar pra frente de novo, retornar de novo... aí tira antes de ficar pesado, puxe pra fora a broca e limpa tudo com desengripante, daí e repete o processo até terminar. Cada vez vai um pouquinho adiante o furo. Demora mas ao menos evita de acontecer essas cagadas aí.




Só de raiva passei uma broca de 3,5mm  Twisted Evil 
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6079

Depois pra tampar o furo consegui um parafuso de rosca fina que fez rosca que foi uma maravilha. Por enquanto não vazou. (Esqueci da foto com o parafuso.)



E o resultado da nova vazão desse duto...
A mesma da torneira. Valeu todo o trabalho que deu.  Very Happy 
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6082_duto_aberto



Próximo passo é redimensionar a sede da agulha.



A sede da agulha tambem estrangula bem a passagem de combustível. Coloquei ela de volta e a vazão caiu pra 270ml/minuto.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6088_duto_aberto_e_o_res


Quando se enrosca a sede no lugar dela sobra um espaço na parte de baixo, por onde sai o combustível no 2º duto. Como esse duto agora tá maior a sede no lugar obstrui parte da saida dele.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6081



A solução nesse caso foi tirar material na pontinha da sede. Não sei se isso tinha alguma função, mas o bico é muito grosso. Passei no esmeril e depois ainda retirei dos lado um pouco. Deu trabalho refazer o começo da rosca somente.

E outra coisa que não poderia faltar é tambem abrir mais o buraco na sede. Ele tinha o mesmo diametro do 2º duto, e por isso mesmo passei agora a mesma broca de 3,5mm nele. Fotos da peça antes e depois pra terem uma ideia do que foi feito:
Melhorando a vazão do carburador. Sem_ttulo9

Melhorando a vazão do carburador. Imagem6084





O problema maior aqui seria poder continuar com a vedação da ponta da agulha dentro da sede, agora com esse buracão nela. Mas tirando todas as rebarbas da peça ao menos no teste que fiz por enquanto não tinha vazado nada. Vamos ver de dia, já que deixei até a torneira do tanque aberta. Se não der vazamento no parafuso que usei pra tampar o duto, e não vazar na agulha da bóia significa que tive sucesso no projeto.  Very Happy 

Apesar das várias tentativas e de até inutilizar uma outra sede que tentei modificar primeiro, não descobri porque não ficou nunca com a vazão nova do duto, sendo que refurei a sede com a mesma broca e aparentemente ficou muito espaço pra gasolina passar por baixo. Mesmo assim a melhora ainda é positiva comparando aos 250ml originais.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6090_duto_e_sede_abertos



Agora falta... a agulha.
Uma dica conhecida é a de passar uma lima entre as canaletas da agulha pra afundar as laterais aumentando o espaço. Pois hoje eu vi que isso é uma das coisas que menos adianta! Com a agulha original ainda, a diferença de vazão sem ela foi bem pouca.
Melhorando a vazão do carburador. Imagem6091_duto_e_sede_abertos




De qualquer jeito a melhora entre a vazão foi um salto de 240 pra 310ml/minuto.
Não deu tempo de testar mais coisa, mas assim que der certo eu reviso essas partes e vou procurar por conseguir vazão total nocarbura.
Magrão tk
Magrão tk
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 44
Localização : Taquari - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando a vazão do carburador. Empty Re: Melhorando a vazão do carburador.

Mensagem por RobsonRD135 29/4/2014, 16:48

SHOW DE BOLA MAGRÃO parabens pelas dicas
RobsonRD135
RobsonRD135

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/09/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando a vazão do carburador. Empty Re: Melhorando a vazão do carburador.

Mensagem por Marcel 2T 29/4/2014, 18:11

Xiq hein ! mais um muito bem feito.
Com certeza vai ajudar quem tem problema com isso !

Gostei do punção !
Marcel 2T
Marcel 2T

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/03/2014
Localização : Lorena-SP

https://www.youtube.com/user/varcel2t

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando a vazão do carburador. Empty Re: Melhorando a vazão do carburador.

Mensagem por jales 2/6/2014, 08:53

bem que poderia ter um cientista desses ai que soubesse como fazer a ignição magnetron carregar a bateria né... ninguem ai sabe como??

jales

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando a vazão do carburador. Empty Re: Melhorando a vazão do carburador.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos