Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Mensagem por DaniloSS7 em 30/12/2014, 20:47

Bem galera, resolvi reunir o pouco que aprendi nesses 3 anos de motos 2T, informações adquiridas nos foruns da internet, nos grupos de motos 2T no Facebook, e fazer um topico de limpeza e regulagem da bomba de oleo das RD 135 e DT 180. Vamos lá.


LIMPEZA E DESMONTAGEM
O primeiro a se fazer é retirar as mangueiras velhas, ( depois colocar mangueiras transparentes), corte a mangueira velha que sai do reservatorio, e coloque um recipiente limpo pra parar o oleo pra reutilizar depois. Retire tambem o reservatório pra limpeza, e logo depois retire bomba de oleo, soltando os dois parafusos que a fixam no motor:
" />


" />
Proximo passo retirar aquela porca ali no eixo, depois a arruela grande, e as arruelas de ajuste. Tem um pino parafusado que guia a polia, tambem retirar ele, aí a polia se solta junto com a mola de retorno.

" />

Retirar os quatro parafusos que une as duas partes da bomba, e tentar soltar as partes, sem danificar a junta. Depois desmontar, prestando atenção na ordem das peças.

" />
Na foto eu circulei o lugar dos dois retentores, com o tempo eles estragam ocasionando vazamento na bomba.


Bomba de oleo com vazamento.
" />

O retentor maior pode ser substituído pelo retentor do haste de embreagem da RD 135 ou DT 180, e o retentor pequeno, tem pra comprar no Mercado Livre, mas pode ser substituido por um retentor de valvula das CGs, ( modelo com duas molas) mas com algumas adaptações:
" />

Usa-se a parte de cima do retentor, e tem que deixar ele da mesma altura do retentor original, depois retira a mola, e tente colocar ele no local do original, eu passei um pingo de cola instantânea do lado do retentor so pra fixar ele no lugar.

" />



A troca dos retentores podem resolver o problema, mas se os eixos estiverem muito gastos, o retentor não vai trabalhar da maneira correta, e vai continuar o vazamento, aí o melhor é comprar outra bomba:

" />


Na bomba tem dois lugares pra serem limpados, uma é ali na parte traseira, onde tem tipo uma tampa de plastico, pode acumular sujeira ali, e entupir os dutos. Só forçar por dentro com um parafuso grosso, ou algo que não fure a tampa.

" />

O outro local, é na saida de oleo da bomba para o carburador, ali tem uma valvula com uma esfera e uma mola
" />

" />

Limpe tudo com gasolina, e depois monte observando a ordem das peças.



REGULAGEM

A primeira regulagem é no cabo:
" />
O interessante é deixar essa marca na polia, alinhada com o pino guia. Se o cabo estiver muito puxado, vai mandar mais oleo desde baixa, se tiver muito folgado, vai mandar menos quantidade. Alguns cabos de acelerador paralelos vem com curso diferente, aí so da o curso certo se por um tipo de arruela ali ante do cabo.

A outra regulagem, é atraves de arruelas:
" />
São arruelas bem fininhas, que vc pode aumentar a vazão adicionando arruelas, ou reduzir a vazão, retirando arruelas, ou colocando mais finas. No manual de serviço da RDZ, ensina a maneira de se regular, e a medida certa dessa regulagem: " />
Essa forma de se chegar no curso da bomba eu não usei ainda, eu sempre faço ja com a bomba fora do lugar, coloco ela na mão, e com o dedo eu vou empurrando a engrenagem interna da bomba, ate ela chegar no curso maximo, aí com um calibre de laminas ( vendido em loja de ferramentas) vc mede a folga.



Mas essa regulagem do manual era para o oleo mineral usado na decada de 80. Um membro bem experiente em 2T, me passou uma regulagem mais atual, para oleo sinteticos, e semissinteticos:
" />

Segundo ele,  0,10 pra oleo sintetico, e no maximo 0,15 pra oleo semissintetico, podendo se usar até 0,12. Na minha RD 135, tem 1 ano que eu uso regulagem 0,15, pra Lubrax semissintetico, moto com escape media baixa, pra usar no dia a dia. Na minha DT 180 que acabei de montar o motor com tudo novo, tambem coloquei 0,15, antes tava com 0,25, melava a placa toda de oleo...
" />




Depois de Tudo montado, regulado, hora de colocar mangueiras transparentes, e fixa-las com abracadeiras de plastico, pra evitar de entrar ar, e impedir a passagem do oleo.
Uma bomba bem regulada, sem vazamentos, com tudo bem fixado, raramente da problemas, mas eles podem acontecer, rsrs.
Eventualmente pode entrar ar por uma mangueira mau fixada, e daí impedir a passagem de oleo:
" />

O que se pode fazer, é a sangria do sistema, retirando aquele parafuso philips que ja mostrei em outra foto. Coloque um recipiente debaixo do motor pra parar o oleo, e coloque um papelão embaixo da bomba, pra canalizar o oleo,  evitando que ele escorra pelo motor e suje, impedindo assim de ser reutilizado. Retire o parafuso da sangria, e espere o oleo sair,  ate ver que não tem mais ar, e coloque novamente o parafuso da sangria, e verifique sem tem alguma mangueira mau fixada. Pode ter ficado ar tambem na mangueira que liga no bura, aí vc retirar ela do carburador, e deixe ela inclinada pra cima, que a tendencia é o ar subir. Como ficou com pouca quantidade de oleo na mangueira menor, ligue o motor, deixe na lenta, e puxe o cabo da bomba ali mesmo por cima da bomba, e espere o oleo subir. Aí problema resolvido.

Oleo não pode ser a mais, nem a menos, mas na quantidade certa. Em maior quantidade carboniza rapido o conjuto, prejudica o desempenho, queima vela. E em quantidade menor, da desgaste prematuro nas peças, e pode ate travar rolamentos e pistão. Uma bomba bem regulada, trabalha com eficiencia e economiza oleo.

Tá aí o topico galera, quem tiver algo a acrescentar, ou corrigir, comenta aí que a gente conserta depois. Espero ter ajudado.
avatar
DaniloSS7

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/09/2013
Idade : 28
Localização : Vitória da Conquista -BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Mensagem por Marcel 2T em 31/12/2014, 12:16

Excelente, Danilo !
Certeza que vai ajudar os companheiros.
avatar
Marcel 2T

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/03/2014
Localização : Lorena-SP

https://www.youtube.com/user/varcel2t

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Mensagem por sosord135 em 3/1/2015, 18:51

Perfeito Danilo. Parabéns. Razz
avatar
sosord135

Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/11/2013
Localização : Aracaju-Se

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Mensagem por anderson calvo em 11/3/2015, 21:37

beleza Danilo estou querendo usar o motul 710 qual a melhor regulagem da bomba

anderson calvo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Limpeza e regulagem da bomba de oleo da RD 135 e DT 180.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum