Recuperação do pino do afogador pra travar acionado
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Recuperação do pino do afogador pra travar acionado
Hoje um tutorial talvez não muito importante, mas que não deixa de ser interessante, principalmente pra quem é detalhista e gosta da moto com tudo 100% funcionando.
Acho que uns 99% das Yamaha 2t com carbura original hoje em dia já nem segura mais o pino do afogador puxado. Inclusive muitos dos donos nem sabem disso... mas SIM amiguinhos, o afogador da sua RD ou DT, RX, deveria ficar ligado sem ter que ficar segurando com a mão.
[img]1 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra resolver esse detalhe vai ser preciso uma chave de boca 12, alicate de bico, serrinha de cortar ferro, chave de fenda pequena, faca ou outra coisa de ponta fina.
Começando: primeiro se tira o conjunto do afogador soltando essa porca com a chave 12.
[img]2 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Depois do conjunto fora do carbura, é preciso tirar esse botãozinho que voces tanto sofrem segurando com a mão
Pra tirar ele tem de se observar antes um detalhes: alguns botões usam um araminho tipo um pino pra prender no lugar, nesse lugar marcado. Nesse caso é preciso retirar o pino pro botão soltar.
[img]3 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
O da minha era só encaixado, então foi preciso só segurar o eixo com um pano e ir torcendo e puxando que o botão saiu.
Saindo o botão todas as peças ficam livres. Prestem atenção pra quando o botão sair não perder as peças, já que tem uma mola que pode fazer as peças escaparem das mãos.
A imagem abaixo é a sequencia das peças. Caso tenham dúvidas ao montar, é só seguir essa ordem.
[img]4 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
A peça a ser ''recuperada'' é essa bucha. Ela tem um corte onde fica um arame, na verdade uma mola, que quando o eixo vem pra fora essa mola cai em um recorte do eixo, conforme as fotos a seguir.
[img]5 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
[img]6 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Notaram o ''araminho''? Pra tirar ele pode se usar uma faca ou chavinha fina, empurrando ele pra fora. Cuidado pra não perder.
[img]7 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
[img]8 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
A solução é afundar mais esse corte que tem na bucha, assim a mola vai mais pra dentro, já que o desgaste das peças limitou a pressão que ela deveria ter sobre o eixo.
[img]9 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra isso basta usar uma serra de ferro e passar um pouco nesse recorte, até ele ficar mais fundo. Não precisa ser muito, 1mm já é o suficiente e não enfraquece a peça.
[img]11 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Provavelmente vão ficar umas rebarbas do metal cortado. Passem uma ponta de faca ou chavinha por dentro pra retirar essa sobra de material, pra não riscar ou trancar o movimento do eixo. Soprem bem e passem um pincel pra tirar toda a sujeira solta tambem.
Depois é só colocar de volta a mola. Agora com o corte mais fundo ela vem mais pra dentro. Talvez seja preciso tambem dar uma pressãozinha maior nela pra não ficar solta. Mas agora ela vai pressionar o eixo e segurar ele pra fora.
[img]12 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra finalizar, repararam lá em cima numa das fotos como a mola do meu afogador tava quase atorada? Nesse caso eu fiz outra mola no mesmo formato usando uma molinha dessas de terminal de pilha de radinho, controle remoto, etc.
[img]13 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Tudo montadinho... tá aí o resultado! Chega de se entortar pro lado pra ficar segurando isso pra ligar a moto fria.
É isso aí.
[img]14 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Acho que uns 99% das Yamaha 2t com carbura original hoje em dia já nem segura mais o pino do afogador puxado. Inclusive muitos dos donos nem sabem disso... mas SIM amiguinhos, o afogador da sua RD ou DT, RX, deveria ficar ligado sem ter que ficar segurando com a mão.
[img]1 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra resolver esse detalhe vai ser preciso uma chave de boca 12, alicate de bico, serrinha de cortar ferro, chave de fenda pequena, faca ou outra coisa de ponta fina.
Começando: primeiro se tira o conjunto do afogador soltando essa porca com a chave 12.
[img]2 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Depois do conjunto fora do carbura, é preciso tirar esse botãozinho que voces tanto sofrem segurando com a mão
Pra tirar ele tem de se observar antes um detalhes: alguns botões usam um araminho tipo um pino pra prender no lugar, nesse lugar marcado. Nesse caso é preciso retirar o pino pro botão soltar.
[img]3 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
O da minha era só encaixado, então foi preciso só segurar o eixo com um pano e ir torcendo e puxando que o botão saiu.
Saindo o botão todas as peças ficam livres. Prestem atenção pra quando o botão sair não perder as peças, já que tem uma mola que pode fazer as peças escaparem das mãos.
A imagem abaixo é a sequencia das peças. Caso tenham dúvidas ao montar, é só seguir essa ordem.
[img]4 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
A peça a ser ''recuperada'' é essa bucha. Ela tem um corte onde fica um arame, na verdade uma mola, que quando o eixo vem pra fora essa mola cai em um recorte do eixo, conforme as fotos a seguir.
[img]5 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
[img]6 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Notaram o ''araminho''? Pra tirar ele pode se usar uma faca ou chavinha fina, empurrando ele pra fora. Cuidado pra não perder.
[img]7 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
[img]8 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
A solução é afundar mais esse corte que tem na bucha, assim a mola vai mais pra dentro, já que o desgaste das peças limitou a pressão que ela deveria ter sobre o eixo.
[img]9 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra isso basta usar uma serra de ferro e passar um pouco nesse recorte, até ele ficar mais fundo. Não precisa ser muito, 1mm já é o suficiente e não enfraquece a peça.
[img]11 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Provavelmente vão ficar umas rebarbas do metal cortado. Passem uma ponta de faca ou chavinha por dentro pra retirar essa sobra de material, pra não riscar ou trancar o movimento do eixo. Soprem bem e passem um pincel pra tirar toda a sujeira solta tambem.
Depois é só colocar de volta a mola. Agora com o corte mais fundo ela vem mais pra dentro. Talvez seja preciso tambem dar uma pressãozinha maior nela pra não ficar solta. Mas agora ela vai pressionar o eixo e segurar ele pra fora.
[img]12 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Pra finalizar, repararam lá em cima numa das fotos como a mola do meu afogador tava quase atorada? Nesse caso eu fiz outra mola no mesmo formato usando uma molinha dessas de terminal de pilha de radinho, controle remoto, etc.
[img]13 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Tudo montadinho... tá aí o resultado! Chega de se entortar pro lado pra ficar segurando isso pra ligar a moto fria.
É isso aí.
[img]14 by José Francisco Souza Teixeira, no Flickr[/img]
Última edição por Magrão tk em 30/11/2016, 20:04, editado 1 vez(es)
Magrão tk- Admin
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 44
Localização : Taquari - RS
Re: Recuperação do pino do afogador pra travar acionado
Um pequeno up que fiz hoje ao montar... tinha ficado meio duro o acionamento, desmontei hoje e passei um pouco de graxa. Só que aí ficou querendo destravar muito fácil, acho que a própria vibração do motor destravaria.
Aí o que fiz foi colocar o eixo numa furadeira e com uma lima triangular pequena afundei um pouco esse lugar onde a mola fica quando aciona. Montei com graxa e alem de suave ficou segurando bem firme. Por enquanto tá aprovado, vamos ver se com o tempo não vai ficar meio duro. Mas se ficar já tenho o Plano B: faço um polimento caprichado no eixo. Vai ficar com o acionamento mais suave sem ranhuras de lima. Por enquanto vou testando, se for preciso atualizo aqui outra vez.
[img][/img]
Aí o que fiz foi colocar o eixo numa furadeira e com uma lima triangular pequena afundei um pouco esse lugar onde a mola fica quando aciona. Montei com graxa e alem de suave ficou segurando bem firme. Por enquanto tá aprovado, vamos ver se com o tempo não vai ficar meio duro. Mas se ficar já tenho o Plano B: faço um polimento caprichado no eixo. Vai ficar com o acionamento mais suave sem ranhuras de lima. Por enquanto vou testando, se for preciso atualizo aqui outra vez.
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Magrão tk- Admin
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 44
Localização : Taquari - RS
Re: Recuperação do pino do afogador pra travar acionado
Boa Magrão !
O que fiz aqui foi só entortar a molinha mais pro centro da 'bucha' e pau ! Próxima limpeza no bura faço esse trampo.
O que fiz aqui foi só entortar a molinha mais pro centro da 'bucha' e pau ! Próxima limpeza no bura faço esse trampo.
Re: Recuperação do pino do afogador pra travar acionado
Parabéns José! O tutorial ficou perfeito. Vou dar um grau no afogador do carburador da fumacenta. Pense num negócio chato, ficar com o corpo inclinado puxando o afogador e ao mesmo tempo pedalar.
sosord135- Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/11/2013
Localização : Aracaju-Se
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