Sacador do virabrequim para RD135/DT180
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Sacador do virabrequim para RD135/DT180
Sacador do virabrequim para RD135/DT180
Um breve tutorial dessa ferramenta que fiz com umas peças que tinha sobrando aqui em casa.
Parafusos 1 e 3: qualquer parafuso que seja da mesma rosca que tem nesses 2 furos do bloco do motor, e com uns 10 cm de comprimento.
No meu caso usei um desses que prendem o motor no quadro, e o outro é um prisioneiro de cilindro da RX125 com uma porca na ponta.
Parafuso 2: parafuso com porca, pode ser um 5/16 com tambem uns 10 com de comprimento (usei um pedaço de rosca com 2 porcas que tinha aqui).
É importante fazer uma ponta nesse parafuso, pra ele encaixar no furo que tem na ponta do eixo do virabrequim e não escapar enquanto gira.
Porca 4: a que faz parte do parafuso 2. Ela deve ser soldada no furo central da barra de ferro.
Adicionais: largura, comprimento e grossura da barra não são críticos. O principal é a distancia certa entre os 3 furos, como no desenho.
Lógico que como vai ser feito um esforço tem de se usar uma barra não muito fraca. Essa que usei tem uns 7mm de grossura.
Depois de pronto
E aqui um teste rápido: tão fácil que usei a ferramenta e filmei com a outra mão ao mesmo tempo.
Um breve tutorial dessa ferramenta que fiz com umas peças que tinha sobrando aqui em casa.
Parafusos 1 e 3: qualquer parafuso que seja da mesma rosca que tem nesses 2 furos do bloco do motor, e com uns 10 cm de comprimento.
No meu caso usei um desses que prendem o motor no quadro, e o outro é um prisioneiro de cilindro da RX125 com uma porca na ponta.
Parafuso 2: parafuso com porca, pode ser um 5/16 com tambem uns 10 com de comprimento (usei um pedaço de rosca com 2 porcas que tinha aqui).
É importante fazer uma ponta nesse parafuso, pra ele encaixar no furo que tem na ponta do eixo do virabrequim e não escapar enquanto gira.
Porca 4: a que faz parte do parafuso 2. Ela deve ser soldada no furo central da barra de ferro.
Adicionais: largura, comprimento e grossura da barra não são críticos. O principal é a distancia certa entre os 3 furos, como no desenho.
Lógico que como vai ser feito um esforço tem de se usar uma barra não muito fraca. Essa que usei tem uns 7mm de grossura.
Depois de pronto
E aqui um teste rápido: tão fácil que usei a ferramenta e filmei com a outra mão ao mesmo tempo.
Última edição por Magrão tk em 9/11/2015, 16:37, editado 1 vez(es)
Magrão tk- Admin
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 44
Localização : Taquari - RS
Re: Sacador do virabrequim para RD135/DT180
José o tutorial ficou dez! Com certeza vou fazer essa ferramenta pra auxiliar na retirada do vira da carcaça do motor.
sosord135- Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/11/2013
Localização : Aracaju-Se
Re: Sacador do virabrequim para RD135/DT180
Simples e prático!
Mas qual a rosca dos parafusos 1 e 3 pra eu poder furar a chapa?
Mas qual a rosca dos parafusos 1 e 3 pra eu poder furar a chapa?
DAN 135- Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/02/2016
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