Pinça duplo pistão na DT180
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Pinça duplo pistão na DT180
Saudações, Fumacentos !
A pouco tempo tive problemas no freio dianteiro da minha Déti 180* ano 92, consegui quebrar o flutuante (suporte da pinça) original e não encontrei outro pra comprar ...
Procurei nas interwebs sobre alguma pinça / flutuante compatível com as DT abaixo de 94 (as acima de 94 tem a mesma pinça das DT200 e XT225 e aí é plug n play) mas também não achei.
Pesquisando por aí, percebi que tinham alguns cumpanhêros com esse problema, mas sem uma solução concreta...
Aí resolvi fazer esse tutorial sobre a adaptação de pinças padrão* de pistão duplo que equipam várias motos de diversas marcas.
Esse trem aqui foi feito para as DT180, mas a ideia é aplicável também à outras motos, Agrales etc. sendo necessário a modificação do suporte, posto que a furação de fixação na canela da bengala é diferente pra cada moto e o tamanho do disco também...
O resultado me foi bastante satisfatório, a pinça se movimenta livremente nos pinos e fica com uma pequena folga (fica soltinha) que é muito importante para que não fique agarrando no disco, ficou bem rígido, e nem ficou parecendo tãÃo enjambrado
No desenvolver do suporte fui fazendo moldes de papelão encaixando na pinça e na canela, até que conseguisse um molde final e definitivo. Esse molde foi escaneado e agora posto aqui pra quem for fazer a mesma adaptação possa reproduzi-lo fielmente.
(Figura 1. Modelo escaneado)
O material usado na confecção do suporte da pinça foram: uma lixadeira, esmeril, furadeira e uma chapa de aço 1020 com 5mm de espessura. Os passos pra fazer o trem’ são os seguintes:
- 1. Imprimir o modelo escaneado do flutuante (Figura 1);
- 2. Recortar o molde e os furos;
- 3. Colocá-lo sobre a chapa e riscar o contorno e os furos;
- 4. Cortar e furar;
- 5. Dar acabamento quebrando os cantos vivos;
- 6. Colocar os pinos que seguram a pinça e encaixá- (Figuras 2 e 3).
- 7. Encaixar o suporte com os pinos na pinça, verificando se a mesma se movimenta livremente 'correndo' sobre os pinos (Figuras 5 e 6).
-8. Pintar o suporte, encaixar na pinça com as pastilhas e fixar na canela usando espaçadores entre a canela e o flutuante, os espaçadores devem ser do tamanho que melhor se ajuste (vá colocando arroelas e depois corte um caninho rígido do tamanho das arroelas). No caso, usei uma porca que deu certinho! Como pode ser visto na Figura 4.
Figuras 2 e 3 a seguir. Suporte com os pinos já fixados:
Figura 4 a seguir mostra os espaçadores (no caso porcas) colocados entre o flutuante e a canela:
Figuras 5 e 6 a seguir são representativas da pinça encaixada no flutuante para verificação se a mesma se movimenta livremente sobre os pinos:
Figuras 7, 8, 9 mostrando a pinça encaixada no flutuante já fixado na posição final:
E é isso aí, motor nossas azeiteiras teem mas precisam de um freio que funcione bem também
A pouco tempo tive problemas no freio dianteiro da minha Déti 180* ano 92, consegui quebrar o flutuante (suporte da pinça) original e não encontrei outro pra comprar ...
Procurei nas interwebs sobre alguma pinça / flutuante compatível com as DT abaixo de 94 (as acima de 94 tem a mesma pinça das DT200 e XT225 e aí é plug n play) mas também não achei.
Pesquisando por aí, percebi que tinham alguns cumpanhêros com esse problema, mas sem uma solução concreta...
Aí resolvi fazer esse tutorial sobre a adaptação de pinças padrão* de pistão duplo que equipam várias motos de diversas marcas.
Esse trem aqui foi feito para as DT180, mas a ideia é aplicável também à outras motos, Agrales etc. sendo necessário a modificação do suporte, posto que a furação de fixação na canela da bengala é diferente pra cada moto e o tamanho do disco também...
O resultado me foi bastante satisfatório, a pinça se movimenta livremente nos pinos e fica com uma pequena folga (fica soltinha) que é muito importante para que não fique agarrando no disco, ficou bem rígido, e nem ficou parecendo tãÃo enjambrado
No desenvolver do suporte fui fazendo moldes de papelão encaixando na pinça e na canela, até que conseguisse um molde final e definitivo. Esse molde foi escaneado e agora posto aqui pra quem for fazer a mesma adaptação possa reproduzi-lo fielmente.
(Figura 1. Modelo escaneado)
O material usado na confecção do suporte da pinça foram: uma lixadeira, esmeril, furadeira e uma chapa de aço 1020 com 5mm de espessura. Os passos pra fazer o trem’ são os seguintes:
- 1. Imprimir o modelo escaneado do flutuante (Figura 1);
- 2. Recortar o molde e os furos;
- 3. Colocá-lo sobre a chapa e riscar o contorno e os furos;
- 4. Cortar e furar;
- 5. Dar acabamento quebrando os cantos vivos;
- 6. Colocar os pinos que seguram a pinça e encaixá- (Figuras 2 e 3).
- 7. Encaixar o suporte com os pinos na pinça, verificando se a mesma se movimenta livremente 'correndo' sobre os pinos (Figuras 5 e 6).
-8. Pintar o suporte, encaixar na pinça com as pastilhas e fixar na canela usando espaçadores entre a canela e o flutuante, os espaçadores devem ser do tamanho que melhor se ajuste (vá colocando arroelas e depois corte um caninho rígido do tamanho das arroelas). No caso, usei uma porca que deu certinho! Como pode ser visto na Figura 4.
Figuras 2 e 3 a seguir. Suporte com os pinos já fixados:
Figura 4 a seguir mostra os espaçadores (no caso porcas) colocados entre o flutuante e a canela:
Figuras 5 e 6 a seguir são representativas da pinça encaixada no flutuante para verificação se a mesma se movimenta livremente sobre os pinos:
Figuras 7, 8, 9 mostrando a pinça encaixada no flutuante já fixado na posição final:
E é isso aí, motor nossas azeiteiras teem mas precisam de um freio que funcione bem também
Re: Pinça duplo pistão na DT180
ficou muuuito bom ne.. nem parece que foi feito manualmente..
Morato- Mensagens : 71
Data de inscrição : 06/07/2013
Re: Pinça duplo pistão na DT180
qual pinça de freio você usou ela e a da ybr qual e comprimento da chapa e largura dela valeu pois estou com mesmo problema
nascimento- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Pinça duplo pistão na DT180
A pinça que usei é de uma XTZ125, mas é igual pra várias outras motos...nascimento escreveu: qual pinça de freio você usou ela e a da ybr qual e comprimento da chapa e largura dela valeu pois estou com mesmo problema
Chapa com espessura de 5mm
pode imprimir (em tamanho 100%) essa foto do modelo de papelão que eu digitalizei no scanner pra riscar na chapa e cortar.
Só que depois de imprimir, coloque uma régua sobre a régua da foto pra conferir se o tamanho está certo.
Re: Pinça duplo pistão na DT180
Amigo, não estou conseguindo baixar as figuras do molde que você escaneou.
Estou precisando fazer essa adaptação na minha DT também.
Obrigado,
Estou precisando fazer essa adaptação na minha DT também.
Obrigado,
luizhenrique_333- Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2015
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