RD135 e 2t geral
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Mensagem por Magrão tk 9/11/2013, 19:26

Vou tentar juntar tudo sobre desmontagem, montagem, dicas e segredos dessa que é das partes que mais surgem dúvidas e tambem problemas, e que o pessoal tenta resolver em casa muitas vezes.



Desmontagem

Antes de tudo convém dar uma boa lavada no motor todo, pra evitar da sujeira cair dentro ao desmontar, e tambem pra poder drenar o óleo que tem no cambio.
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A desmontagem inicial é óbvia: tira-se o óleo do cambio pelo parafuso em baixo do motor. Depois retirando o pedal de partida, mangueiras do autolube (se tiver), cabo do conta giros e parafusos, a tampa lateral já sai com facilidade.

No caso de moto com escape por baixo como as RDs é bom tirar o escape tambem, caso ele atrapalhe a saida da tampa e depois a revisão.



Na desmontagem da minha fiz uma bandeja presa na própria moto pra aparar o resto de óleo e poder mexer com a moto de lugar sem sair lambuzando o chão de óleo (mães e mulheres agradecem Very Happy )
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Temos geralmente 2 situações que vão ser a causa da desmontagem: uma mais comum é da moto patinar discos. A outra é a embreagem não fazer bem a função dela, que é destracionar o motor e o cambio. Surge aquela situação de engatar a 1ª e com a embreagem apertada e a moto já fica pesada, querendo já andar ou morrer o motor, ou ficar difícil de por no neutro com a moto funcionando.



Vamos começar no mais simples, que seria a troca dos discos de embreagem (fricção) por novos.

O primeiro passo é colocar os discos novos mergulhados em um recipiente com óleo limpo, de preferencia de um dia pro outro, ou por algumas horas. Isso faz o óleo infiltrar nos discos e eles não vão funcionar secos nas primeiras voltas.

Pra desmontar a embreagem tem de primeiro soltar os 4 (ou 5) parafusos da campana, aqueles onde ficam as molas.
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Retirados os parafusos e as molas o platô pode ser retirado.
Aí começa a retirada da sequencia de discos e separadores. Geralmente após o platô voces vão ter disco (d) separador (s) nessa sequencia: d-s-d-s-d-s-d-s-d-s-d





A montagem

Deve ser observados alguns detalhes com os discos separadores de aço.

A primeira é sentir que a borda de fora de um dos lados do disco é mais arredondada, e a outra a gente sente uma quina mais afiada. Esse lado afiado tem de ficar em todos eles voltados pro lado de fora.
A diferença é pouca, a olho quase não se percebe, só passando o dedo.
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A segunda coisa é aquela pontinha que tem em cada separador, ela tem uma posição a ser encaixada no cubo. Sempre apontando pra um pino onde vão os parafusos, cada uma apontando pra um até completar a volta, e no sentido horário. Por exemplo: põe o primeiro separador alinhado em um pino do cubo, o próximo separador vai alinhado no próximo pino no sentido horário sempre, até fechar a volta.
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No caso da RD que são 4 pinos e 5 separadores, o último disco ficará com a ponta apontada pro mesmo lado do primeiro.



Feito a montagem com esses detalhes e na sequencia certa basta colocar o platô, as molas, os parafusos e dar o aperto. A embreagem tá montada, falta regular o acionamento. Com discos novos a grossura do ''sanduíche'' fica diferente, e a parte de acionamento tem de ser reajustada pra manete funcionar de acordo.


Aqui tem um video que resume o que precisa ser feito.







O outro ajuste é esse: é preciso ter essa folga. Se não tiver, a embreagem poderá patinar. E se tiver folga demais, ela não vai funcionar como deve. Fica ruim de achar o neutro, a moto dá soco ao engatar, o motor pesa com a marcha e debreado, etc.
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Feito os ajustes teste se a embreagem ficou acionando, liberando a moto a sair do lugar quando se empurra ela engatada com o motor desligado.


Antes de fechar, observe mais esse detalhe:









Agora pra entender melhor, uma explicação do que faz na prática a embreagem.

Ela tem 2 partes independentes uma da outra.

Uma é a campana, que faz parte do motor, tá ligada ao virabrequim pelas engrenagens. É a parte que prende os discos de fricção.


Ou seja: a CAMPANA e os DISCOS giram com o movimento do VIRABREQUIM
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A outra é o chamado cubo da embreagem. Essa peça gira com o movimento da roda (relação e cambio entre eles obviamente.) É a peça que prende os discos separadores de aço, e tambem a tampa (platô)

Ou seja: CUBO, SEPARADORES E PLATÔ giram com a RODA.
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A união dessas 2 partes é que faz a embreagem.
Campana por fora, prendendo os discos por fora... e o cubo com os separadores por dentro. Separadores e discos empilhados como um sanduíche... cada peça presa em uma parte.

Quando tem a pressão das molas empurrando o platô sobre esse sanduíche a moto anda.
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Quando se aperta o manete o acionador empurra pra fora o platô tirando a pressão das molas sobre as peças... os discos permanecem girando, deslizando sobre os separadores. Discos girando com o virabrequim e os separadores parados com a roda.
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Bom, entendido o básico, vamos a alguns tipos de problemas e como resolver:

Problemas de a embreagem não liberar direito, a moto continuar querendo andar, fazendo o motor pesar na lenta ou nem engatar o neutro com o motor ligado. Isso acontece porque mesmo com o platô aberto tirando a pressão das molas sobre o conjunto, algo desalinhado ainda faz discos e separadores terem atrito. Com atrito todas as peças, inclusive engrenagens do cambio, ficam com uma pressão, ainda que pouca, e isso faz tudo ficar mais pesado. Por isso que esse defeito faz o neutro não entrar e a roda querer andar, porque algo sempre fica transmitindo a força do motor pra roda, mesmo que pouca.


E podem ser essas 2 situações:

Pressão desigual das molas - o platô abre torto, mantendo um lado ainda em contato com os discos.
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Discos separadores empenados - nesse caso mesmo afastando o plato eles funcionam como uma arruela de pressão, dando atrito em todas as peças.
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Pra resolver esse caso só trocando os separadores, ou sendo ninja pra conseguir desempenar. O teste é feito colocando eles sobre uma base de vidro.
Um exemplo de teste de separador empenado:
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O caso de diferença de pressão entre as molas é mais chato de resolver. As vezes todas as molas tem o tamanho igual, e a diferença tá na base do platô e altura dos pinos que vão os parafusos que seguram as molas que tem algma diferencinha de um pra outro. Conforme se muda de lugar a posição do platô pode mudar a medida desse espaço onde a mola fica alojada..

Então uma alternativa de melhorar é ir testando o plato em várias posições até conseguir deixar abrindo por igual. Pra fazer esses testes tem de ser como naquele video anterior.




Outro jeito seria marcar qual o lado que tá abrindo menos. Nesse caso a mola que tiver nesse lado é a mola com mais pressão. Aí pode tentar desenroscar o parafuso de meia em meia volta, e ir testando a reação. A mola vai perder pressão até ficar no ponto de equilíbrio com as outras. As vezes pode ter que ser feito com mais de uma mola esse recurso.
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Na hora que a tampa abrir certo, conte as voltas que foi preciso abrir nos parafusos. Tire e meça a distancia pelas espiras. Por exemplo: se com 1 volta na chave já ficou bom, meça a distancia de um filete de rosca, e coloque uma arruela de mesma espessura
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Atenção: não pode ser qualquer arruela. Ela tem que ter o furo na medida do parafuso, e o diametro externo não pode ser maior que o diametro interno da mola. No lugar ela tem que ficar POR DENTRO DA MOLA, se não não vai adiantar nada.
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Assim eu fiz com a minha e deu certo. É um trabalho de tentativa e erro, e muita paciencia! Aliás quem tiver uma parafusadeira ajuda muito, porque enroscar e desenroscar esses parafusos gastam um tempo a mais. Só cuidado pra não dar o aperto final com a parafusadeira, só adiante o aperto até chegar quase no fim.






Agora no caso da embreagem ter o efeito contrário: funciona bem, mas tem tendencia a patinar disco. Acontece nas motos mais preparadas.

Uma solução seria colocar um disco separador a mais, desse jeito:
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Outro jeito seria usar arruelas de calço. Mas do mesmo jeito que as arruelas pra ajustar a abertura do plato, essas tem de ter uns detalhes a seguir tambem:
Elas tem de ter o diametro do furo grande o suficiente pra passar pelos pinos do cubo que vão os parafusos, e diametro externo que não tranque nos furos do platô. Dá pra fazer com arruelas de pressão abrindo um pouco mais elas.
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E a última seria comprar molas de competição, mais fortes. Aliás todas essas coisas fazem a embreagem ficar mais dura um pouco, pois se aumenta a pressão.

Pra melhorar o atrito entre as peças pode se lixar os separadores em cima de um vidro com uma lixa grossa.




Acho que é isso. Se alguem tiver alguma coisa a acresentar, ou corrigir algo errado por favor participem aqui. Vamos ver se com essas informações a gente consegue ajudar tanta gente com embreagem problemática por aí. A ideia é essa!
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Mensagem por DaniloSS7 9/11/2013, 20:55

Magrão, parabéns pelo Tutorial! show de bola! vai ajudar muito o pessoal na montagem da embreagem. E pra quem precisar das peças da embreagem da RD 135, pode comprar aqui: http://www.ttracing.com.br/embreagem_arquivos/page0001.htm

Minha RD tem as molas especias da TT racing, não patina e não fica mais dura de acionar, fica uma beleza.
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Mensagem por rafael.sul 12/11/2013, 12:26

Dai galera peguei uma RD1997 e coloquei ela no chão e to fazendo do zero mandei hoje o virabrequim para colocar o Kit biela original e balancear e o cilindro para retifica estava standard e foi para 0,25. O mecanico me cobrou R$ 150,00 para fechar o motor mais eu gostaria de fazer em casa a montagem até por que foi eu que desmontei e não achei nada dificil , claro que desmontar hahahahah.Gostaria de saber dos amigos se não tem como nós fazer um cursinho intensivo e eu mesmo montar em casa. Tenho medo que minhas peças originais criem pernas nos mexanicos.Abraço a todos e parabens pelo forum muito construtivo.
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Mensagem por Magrão tk 13/11/2013, 21:31

rafael.sul escreveu:Dai galera peguei uma RD1997 e coloquei ela no chão e to fazendo do zero mandei hoje o virabrequim para colocar o Kit biela original e balancear e o cilindro para retifica estava standard e foi para 0,25. O mecanico me cobrou R$ 150,00 para fechar o motor mais eu gostaria de fazer em casa a montagem até por que foi eu que desmontei e não achei nada dificil , claro que desmontar hahahahah.Gostaria de saber dos amigos se não tem como nós fazer um cursinho intensivo e eu mesmo montar em casa. Tenho medo que minhas peças originais criem pernas nos mexanicos.Abraço a todos e parabens pelo forum muito construtivo.
Vai depender do teu empenho e das tuas ferramentas. Tem algumas partes que umas ferramentas próprias ajudam demais como é o caso de travar a campana e o magneto pra dar o aperto, e tambem uma ferramenta pra puxar o virabrequim fechando o motor. Esse tem aqui no fórum e ensina como fazer. No mais tudo tem jeito, tendo o manual de serviço e catálogo de peças facilita e muito tambem. Qualquer dúvida dá um help lá no grupo que a gurizada ajuda. Smile 
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Mensagem por sosord135 4/12/2013, 18:11

Magrão que tutorial rico em detalhes! Quando tiver a oportunidade de fazer um motor ( abrir pra retificar), faz um tutorial como este ou um vídeo.
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